sexta-feira, 2 de julho de 2010

OSX inicia processo de licenciamento de estaleiro no Rio.



Útimo dia 29/06/2010
-------------------------------------------------------------------------------
SÃO PAULO - A OSX, empresa de construção naval do grupo EBX, informou hoje que iniciou o processo de licenciamento ambiental para a implantação do Estaleiro do Açu perante o órgão licenciador ambiental no Estado do Rio de Janeiro. Segundo o comunicado, o Complexo Industrial do Superporto do Açu oferecerá ao estaleiro da OSX uma plataforma de desenvolvimento integrada às empresas da sua cadeia de suprimentos, como siderúrgicas, polo metal-mecânico e outros fornecedores e prestadores de serviço da indústria naval que serão atraídos para o Complexo. A expectativa, segundo o comunicado, é de que Complexo Industrial do Superporto do Açu deverá movimentar as suas cargas iniciais no primeiro semestre de 2012.
A OSX havia iniciado o processo de licenciamento ambiental para a instalação do estaleiro no município de Biguaçu, em Santa Catarina, mas estava tendo dificuldades na aprovação. Na semana passada, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio, Júlio Bueno, havia informado que o governo do Rio foi procurado por Eike Batista há cerca de um mês sobre a instalação do estaleiro no Estado. Ele informou então que o projeto foi apresentado à Secretaria do Meio Ambiente, que não teria visto grandes dificuldades no licenciamento. "O projeto foi mostrado à secretária, que afirmou que ele é licenciável", disse o secretário na ocasião. O investimento no projeto está orçado em US$ 2 bilhões.
No comunicado, a OSX afirma ainda que os estudos de pré-viabilidade para a implantação do Estaleiro do Açu foram desenvolvidos em conjunto pela OSX e pela LLX, empresa de logística do grupo e proprietária do Porto do Açu, e o seu layout conceitual já foi aprovado pela sócia e parceira tecnológica da OSX, Hyundai Heavy Industries. O Estaleiro do Açu será dedicado à construção de equipamentos navais, abrangendo uma área total de aproximadamente 320 hectares no Complexo Industrial do Superporto do Açu, com uma capacidade de produção anual inicial de aproximadamente 180.000 toneladas ao ano de chapas de aço e de 220.000 toneladas ao ano de montagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário